TRATAMENTO RESIDENCIAL

A internação tem duração média de 60 dias, podendo ser ampliado de acordo com as necessidades do residente, após avaliação da Equipe Terapêutica. É pressuposto do tratamento a motivação do paciente de querer recuperar-se. A metodologia do trabalho busca a interação de dois modelos: o Minnesota, baseado no programa dos “12 passos” dos Grupos Anônimos de mútua-ajuda e Terapia cognitivo-comportamental.

Sua alta da internação depende do cumprimento de expectativas e metas individuais, associadas a mudanças de valores e comportamentos. Tudo isto é avaliado e monitorado por uma Equipe Multidisciplinar que acompanha o residente 24 horas, com o auxílio dos monitores. O residente pode ser desligado do tratamento se não apresentar evolução ou deixar de cumprir regras essenciais de convivência e de comportamento que lhe são dadas a conhecer no início do tratamento. Ele pode, ainda, abandonar voluntariamente o tratamento a qualquer momento. No caso de desligamento ou abandono, não lhe é permitido o retorno para o serviço residencial com menos de 2 anos, mas poderá ser avaliado um encaminhamento para o serviço ambulatorial ou para rede de atenção, caso o paciente demonstre motivação para tal.

Na entrevista admissional para internação, o paciente e seus familiares/responsáveis são apresentados as normas e regras da Instituição. Durante a internação o paciente é inserido em atividades terapêuticas diárias que visam identificação e modificação de antigos padrões de comportamento típicos do dependente químico para uma nova forma de vida, mais consciente, adequada e responsável. Neste sentido, o foco do tratamento é a reformulação de vida e a base é a livre vontade de se recuperar.

Para trabalhar algumas características pessoais, estimular mudanças comportamentais e desenvolver habilidades, semanalmente são distribuídas atividades comunitárias em que os residentes são designados a determinadas funções como tocar o sino, limpeza e arrumação das cadeiras, supervisão geral, do pátio, do refeitório, do auditório, dos jogos de lazer, supervisor de quartos, coordenador de atividade física, reflexão e grupos internos de mútua-ajuda, entre outras. Estas atividades têm como objetivo dispor situações em que o paciente terá de agir com responsabilidade, liderança e respeito ao outro, bem como cuidar dos bens comuns do centro.

O Programa Familiar é realizado aos sábados e tem como objetivo conscientizar a família acerca da doença e suas características e dos seus reflexos na família e na comunidade. Em geral, a família também desenvolve alguns sintomas que em seu conjunto são chamados de Co-dependência, que podem interferir negativamente na recuperação do dependente químico. São trabalhados o relacionamento familiar, além de serem passadas orientações de como lidar com o dependente químico em recuperação. Esta atividade consta de dinâmicas, vídeos, palestras e depoimentos de familiares em recuperação.

A família ainda é motivada a participar dos Grupos Anônimos (ALANON/NARANON), sendo condição obrigatória para participar do Programa Familiar.

A APADEQ também oferece aos familiares dos serviços ambulatorial e residencial o Grupo de Orientação Familiar com periodicidade semanal.

Ao completar a fase de internação, o dependente ainda é acompanhado por 12 meses, em sessões grupais de Pós-internação que vão gradativamente diminuindo de freqüência. Nesta fase do tratamento, após receber alta da internação, o paciente assume o compromisso de comparecer às sessões em grupo no Centro, nas datas pré-estabelecidas. O pós-tratamento tem como objetivo oferecer suporte terapêutico na ressocialização do paciente e continuar implementando mudanças de comportamentos e atitudes para manutenção da abstinência e do processo de sobriedade. Nesta perspectiva, espera-se que, ao saírem do centro, os dependentes continuem participando dos grupos de Narcóticos Anônimos ou Alcoólicos Anônimos. Podemos dizer, portanto que o tratamento na modalidade da internação articula a dimensão individual e grupal, foca as áreas familiar e social e da ênfase à influência e efetividade do grupo na manutenção da abstinência.

Pós Internação

Após a alta da internação, inicia-se a 2ª etapa do tratamento com duração de 12 meses, sendo assim distribuída:

– 1ª fase semanal com duração de 2 meses;

– 2ª fase quinzenal com duração de 5 meses;

– 3ª fase mensal com duração de 5 meses.

As sessões de Pós Internação acontecem às sextas-feiras, das 16h 00min às 18h 00min , correspondendo a duas sessões.

Objetivos da Pós Internação

– Implementar mudanças de comportamentos e atitudes para a manutenção da recuperação;

– Prevenção de recaída (lidar com a vontade de usar drogas);

– Colocar em prática o plano de metas elaborado durante a fase residencial (internação), mantendo disciplina diária;

– Lidar com tensões do cotidiano (pessoais, familiares e ocupacionais);

– Estimular o crescimento da autoestima;

– Desenvolver flexibilidade, abertura e partilha;

– Ressocializar-se e procurar motivação para continuar experiências de aprendizagem;

– Fortalecer repertório de habilidades sociais;

– Incentivar a prática do Programa 12 Passos;

– Exercitar a prática da lista “Evite e Procure”.