A APADEQ


ASSOCIAÇÃO DE PARENTES E AMIGOS DOS DEPENDENTES QUÍMICOS

A Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos é uma instituição sem fins lucrativos, sem conotação política ou religiosa, de caráter assistencial, educativo e científico. Ela é composta por pessoas que tiveram a oportunidade de se recuperar da dependência química ou de participar da recuperação de um familiar ou amigo. A partir de uma concepção humanizada da Dependência Química, a APADEQ fortalece a promoção dos cuidados adequados a esta doença e a realização de ações, com o fim de construir caminhos para a recuperação, o bem estar e a reinserção social dos dependentes químicos e seus familiares.

O Centro de Tratamento para Dependência Química foi projetado e construído especificamente para este tipo de atendimento. Nele, são realizadas rotinas pessoais diárias, atividades em grupo, rodas de conversas, consultas médicas e terapia através das artes. A equipe de facilitadores é formada por: médicos, psicólogos, conselheiros em dependência química, arte terapeutas, auxiliares de enfermagem, monitores e profissionais de administração. O espaço tem a consistência de um método próprio, pautado no Modelo Minnesota (utilizados nos grupos de Alcoólicos Anônimos A.A. e Narcóticos Anônimos N.A.) e na Terapia cognitivo-comportamental. Nele, o paciente tem papel ativo nas etapas do tratamento.

De junho de 1998, quando foi fundado o centro de tratamento, a outubro de 2015, foram realizadas 3.367 internações, além dos 20.112 familiares e amigos de assistidos. A APADEQ recebe pessoas de diversas cidades de Minas Gerais e de outros estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Pará, Tocantins, Rio Grande do Norte e Bahia.

 

A APADEQ encontra-se totalmente legalizada; ela está inscrita no Conselho Nacional de Assistência Social (processo 23002.001244/90-70 de 9/05/1990), tem o Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos – CEFF (processo 28984.012082/93-28 de 7/04/1997); encontra-se registrada no Conselho Municipal de Saúde de São João Del Rei e no SETASCAD – MG, além de ser considerada entidade de Utilidade Pública tanto no âmbito Municipal (lei 2397 de 7/04/1988), quanto no Estadual (Lei 10.530 de 22/11/1991) e no Federal.